segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Viagem Inesquecível

Viagem  ao Mirante das Gamboas.

A viagem pra o Mirante
Inspiro-me nas Gamboas
Foi muita diversão
Com gente de alma boa
Teve muita gargalhada
Da turma tão animada
Na Quebrada da Canoa.

Tudo que aconteceu
Nessa viagem eu expresso
Contando cada detalhe
Nas rimas destes meus versos
Uma viagem organizada
E muito bem planejada
Do Colégio Universo.

Saímos às sete e meia
De um sábado ensolarado
A viagem começou
Tudo muito organizado
Quando o ônibus deu partida
Com todo mundo animado.

Formavam quinze alunos
Essa turma abençoada
Cada um logo pensando
Como seria a chegada
Odete disse: e ai
Vamos à  Aracati
Depois pra Canoa Quebrada.

Chegando em  Aracati
Os alunos animados
As meninas  para um canto
Os meninos pro outro lado
E a turma dos meninos
Comeu um frango assado.

Depois do frango comido
Entramos no ônibus então
Fomos conhecer uma Praia
Numa grande animação
A Praia de Canoa Quebrada
Nos enche de inspiração.

A onda bate bem forte
Rasgando com sal a areia
E as mulheres vão passando
Tão belas quanto sereias
Que arrastam os pescadores
Para o mar sem ter pudores
Em noite de lua cheia.

Depois de um banho tomar
Nesta praia linda e boa.
Saímos pelo Ceará
Onde bela canção soa
Sentindo a brisa do Mar
Só parando ao chegar
No Mirante das Gamboas.

O Mirante das Gamboas
Um Hotel espetacular
A recepção é boa
Não deixa nada a desejar
A comida é impecável
Apartamento confortável
É lugar para morar.

Neste hotel os alunos
Aproveitou como podia
Vou falar de cada um
Nesta minha poesia
Desde o banho de piscina
De menino e menina
Com sorriso de alegria.

O 1° vai ser Glauber
Aluno bom companheiro
Na diversão não é último
Fica entre os primeiros
E Glauber   quando crescer
Eu sei que ele vai ser
Um experiente bombeiro.

Luan Diego fez graça
Que quase eu fico louco
Minha dormida foi calma
Muito rápida  só um pouco
Porque Luan gritou tanto
Isso digo e num me espanto
Que chegou em casa rouco.

Sardam também meu aluno
É muito engraçadinho
Fala palavras erradas
Fico sorrindo sozinho
É moreno educado
Mais o que é engraçado
É ver o seu bigodinho.

Rhodolfo desconfiado
Pode com ele contar
Nessa viagem que fomos
Num parava de falar
Ele é muito encabulado
Espere dez minutos calados
Pra raiva dele passar.

Pérycles foi com a gente
Pra viagem sim senhor
Se divertiu muito pouco
O que muito me intrigou
Pois ele foi só passando
E na gente observando
Aluno Observador.

Pedro Henrique adolescente
Sua mente é explicada
Ela já ta na idade
De ter uma namorada
mas como não tem ainda
pra toda menina linda
ele solta uma piada.

Jefferson eu não conhecia
Mas dele agora eu sou fã
Começou a tirar foto
Desde às nove da manhã
E na viagem todinha
Foi tirando umas fotinhas
Quer  ser  o fotógrafo Ivan.

Bruno muito extrovertido
Não promete pra faltar
Sempre muito requintado
Como ele, sei que não há
Um menino educado
Pra favor ele é chegado
Pode com ele contar.

Com  a Giullia pode ter tudo
Menos o famoso tédio
Ficou perto  lá da gente
Na mesma rua do prédio
Por incrível que pareça
Quando tinha dor de cabeça
Ela vinha com remédio.

Jéssica morena linda
Dela também sou seu fã
Cabeça sempre no lugar
Pela  noite ou de manhã
Ela quer a companhia
Seja de noite ou de dia
Do  meu aluno Luan.

Ludmylla  teve enxaqueca
Quase eu  não vi por lá
Toda vez que  perguntava
Ela tava a descansar
Mas como meu papo é reto
Dor de cabeça direto
Só faz  muito atrapalhar.

Luérgia não posso esquecer
Dentro da minha poesia
Só queria tirar foto
Quase dava uma agonia
Quando tinha a diversão
Ela tirava a atenção
Pela muita empolgação
Pra tirar fotografia.

Manuella a mãe de todos
Preocupava-se com a gente
Qualquer dor que um sentia
Estava  sempre presente
Essa  fadinha eu sei
Que de tudo que eu falei
Ela é bem consciente.

A Walléria um caso raro
Nem um  pouco a noite dormiu
Ficou só tagarelando
O nascer do sol ela viu
Tudo que ela pagou
Na viagem aproveitou
Tanto gritou como riu.


Camila já conhecia
Não vi nela um defeito
Sempre quando ela agia
Tudo era bem direito
Bom dia minha vizinha
Você é uma aluna minha
Que mora nesse meu peito.

Esses foram os quinze alunos
Que foram nessa excursão
Para o estado do Ceará
Com muita animação
Mais ainda tem convidados
Que não foram relatados
Nesta minha redação.

Um deles falo sorrindo
Uso um verso do cordel
Homem sério e correto
Cumpre bem o seu papel
É o pai da diretora
Também da supervisora
O meu amigo Manoel.

E a mãe da diretora
Foi também, digo a verdade
Vi um sorriso em seu rosto
De muita felicidade
Na sua face  alegria
Seu falar tem poesia
Na mente serenidade.

Odete apesar de disciplina
Via nela a abonança
Quando os alunos animados
Transbordavam esperança
Ela sorria faceira
A alegria é verdadeira
Andando com a segurança.

E Célia com sua voz
Sempre saindo da alma
Transmitia seus conselhos
Sempre com amor e calma
É por isso que seus alunos
Dependendo de que turno
Sempre estão  em sua palma.

Pra terminar o poema
E cumprindo a minha meta
A viagem foi um sucesso
Nenhum aluno contesta
Sou humano e organizado
Posso até fazer errado
Mas busco  as coisas certas.

Um poeta e professor
Não promete pra faltar
Intenso na profissão
Vivendo pra ensinar
Eu assim que me descrevo
Rimas que eu escrevo
Só relata com emoção
O viver do poeta Professor Jorge Romão.


Jorge Romão   ( sou eu_ 96021297 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário