quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Maria do Céu 2009.

Maria do Céu 2009

Mais uma vez aqui estou                                                           
Escrevendo versos no papel
Pra falar o que mudou
E o que continuou fiel
Na escola que me envolve
No ano de 2009
Aqui no Maria do Céu.

A diretora ainda é
a estimada Lucimar
mulher  forte e guerreira
não  promete pra faltar
bem  aventurada a senhora
que faz o bem a toda hora
conjugando  o verbo amar.

A vice diretora  é Helana
 Tanto é jovem quanto bela
Morena de cabelos lisos
Com sorriso de donzela
É  profissional aplicada
No que faz é dedicada
Não tenho o que dizer dela.



A  supervisora é Vanuza
Muito bela é também
Vive sempre sorridente
Trata todos muito bem
Esse ano tem novidade
Pra crescer sua felicidade
Ela vai ter um neném.

A secretária é a mesma
A estimada Fátima Cabral
Entende tudo de lei
No plano educacional
Essa secretária minha gente
É bastante competente
E uma grande profissional

Pra auxiliar Fátima
Tem a amiga Conceição
Agora não dar mais aula
pois mudou sua missão




Ao invés de ensinar
Se encarrega de matricular
Mas não sai da educação

Aurinês como sempre
Roda o colégio inteiro
Disciplina, matricula
Também cuida do dinheiro
Pra comprar o picolé
Pense numa mulher
que trabalha o dia inteiro.

Neto também ajuda
A cuidar dos meninos
As vezes  vai a secretária
Não se sabe o seu destino
Varre sala,limpa banheiro
Já chamam esse companheiro
Do personagem Severino.

Eduardo tá assim
Sua vida encaminha
Ele ensina matemática
Matéria complicadinha
Na escola ele vai
Deixar sua mãe e sai
Quem trabalha é Toinha.

Francisca “ A irmã”
Até que enfim descansou
Não é mais zeladora
Mais continua com valor
Tem o coração querido
Seu descanso é merecido
Seja louvado o “Senhor”

Chica é a merendeira
De manhã ela é cruel
Faz a merenda, lava a louça
Sua sina não tem mel
Ela vai se aposentar
Só falta Lucimar
Enviar o seu papel.





Graça continua com a gente
Sempre dentro da cozinha
Fazendo sua merenda
Excelente comidinha
Cozinha com dedicação
Quem prova sua refeição
Não deixa uma sobrinha.

Inês de tardezinha
 é pra lá e pra cá
Varre, espana, lava
E depois de terminar
Senta no lá baquinho
Pra tomar um cafezinho
E um pouco conversar.

E como não pode faltar
Vou falar dos professores
Que tentam transmitir
Para todos os valores
De ser um cidadão
Ajudando a nação
A diminuir seus temores.

Linhares um grande homem
Tenta sempre ser correto
Sua mente é um baú
De segredos mas aberto
Ele é muito inteligente
Agrada a muita gente
Com o seu papo esperto

Sandra Regina ta de volta
Isso me deu muita alegria
Voltou depois de bebê
Mas bem que eu percebia
Quando ela retornou
Logo logo me lembrou
A história da melancia

Vera Lúcia muito linda
E uma voz especial
Sua aula é tranqüila
Ensina no fundamental
é um ótima professora
Essa bela educadora
É também bem cordial.

Marcleia é gente fina
Também é educadora
Ela desmente a tese
Que a burrice ta na loira
Ela é inteligente,
Capacitada e competente
Uma ótima professora.

Maria da conceição é
Calma além conta
Ensina os pequeninos
as vezes até fica tonta
tem menino trabalhoso
no dia que tá chuvoso
até o tempo ele apronta.

A minha amiga Zoraide
Cumpre bem a sua sina
De manhã ela vem
 Pra escola onde ensina
Depois do meio dia
Ela continua a correria
Na escola das Malvinas.

Josele está conosco
 não agüentou a saudade
Voltou pro Maria do Céu
De manhã também de tarde
Ela é muito carinhosa
Muito simpática e zelosa
Pode ficar a vontade.

Maria Lúcia tá doente
 o que se pode esperar
É que ela se recupere
E venha pra ensinar
Melhore logo minha amiga
E que na sua estrada siga
Porque nela Deus está.

Fátima Oliveira é na dela
 Com seu jeito despojado
Consegue agradar a gregos
E troianos complicados
Ensina quem quer aprender
E desse jeito sem querer
Ela dar o seu recado.







Daniele é novata
E o que dela posso falar
É que se as aves voam no céu
E os rios correm pro mar
Daniele com certeza
confirmando  a natureza
 nasceu pra ensinar.

Ana Ires nem se fala
É doida mas  gosto dela
Sua voz é bem altiva
E sua mente é singela
Dou valor ao seu marido
Paulo um cara aguerrido
Faz bem ao coração dela

Ioneide é bem esperta
Mora lá no Van Rosado
Todo dia pela tarde
Com seu jeito estimado
Faça chuva ou faça sol
Ela dar o seu melhor
No quesito aprendizado.

Tudo isso ocorreu
Das mudanças eu já falei
Das pessoas que saíram
E outras que eu não sei
Vou terminar meu poema
Certo que o meu dilema
E meu recado eu já dei

Mesmo que eu não agrade
A todos que um dia já me leu
Respeitem os versos que faço
Inspirados sempre por Deus
Abra os olhos meus leitores
Dos meus versos saem valores
Os melhores que podem ter
Conheço minha missão
Educando com dedicação
Unindo poesia com o saber.

 


Autor: Jorge Romão Barbosa _ Professor e poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário